Instituto Politécnico de Tomar
Newsletter
março de 2016

 Notícias / Eventos

 

Seminários na Pós-graduação em Business Intelligence promovem aproximação real ao mercado de trabalho

A pós-graduação em Business Intelligence do Instituto Politécnico de Tomar (IPT) lecionada em parceria com a SoftINSA, uma empresa do grupo IBM, está na 2ª edição e surge para responder a uma necessidade no mercado de trabalho. As empresas necessitam cada vez mais de recursos humanos com competências para integrar informação, gerir tecnologias de análise e dinamizar o negócio inteligente. O programa da Pós-Graduação faculta a integração entre conceitos teóricos de gestão de tecnologias de informação e de ciências que lhe servem de suporte, com a utilização prática de aplicações e ferramentas de Business Intelligence e suportados na tecnologia da IBM.

Pós graduação business Sessão Pos Graduação Business Intelligence

O professor coordenador da unidade departamental de Tecnologias de Informação e Comunicação do IPT, Nuno Madeira refere que o objetivo foi fazer uma pós graduação diferente, onde utilizam alguns seminários onde se pretende uma simbiose entre o mundo académico e o meio profissional. A propósito desta formação, Nuno Madeira acrescenta ainda que “os alunos estão com 100% de empregabilidade.”

Henrique Mourisca, Diretor de Serviços e Soluções da SoftInsa sobre esta parceria refere que “é fundamental para a realização de um centro desta natureza” realçando que esta pós-graduação se reveste de especial importância porque “permite fazer a transição entre o mundo académico com o mundo profissional.”

Nesta 2.ªedição já foram promovidos alguns seminários dedicados a temas como Self Service Business Intelligence - Como acelerar a transformação da  informação em conhecimento e C4C - SAP Cloud for Customer Engagement. Na antevisão daquele primeiro seminário, que decorreu a 19 de fevereiro, o chief technical professional de business analytics Duarte Caldas evidenciou a importância que o IPT dá a estas matérias e sublinhou que “faz todo o sentido a associação entre o mundo académico e profissional acontecer.” A mesma opinião foi também veiculada por Carlos Miguel Pereira e por João Fernandes, da SoftINSA que, no seminário partilharam a experiência do mundo das organizações com base nas experiências e nos projetos que desenvolvem. Outro dos seminários realizado dia 18 de março abordou a C4C - SAP Cloud for Customer Engagement, e foi dinamizado por especialistas da SoftINSA, João Rodrigues, João Nuno Silva e Vitor Manuel Santos onde foi possível assistir a uma apresentação de tendências de mercado, que demonstra que cada um dos consumidores deve ser alvo de uma atenção personalizada por parte das empresas e que se traduza num serviço e numa dedicação de excelência para um claro resultado de fidelização. No final do seminário, os participantes tiveram acesso aos casos práticos.