Instituto Politécnico de Tomar
Newsletter
abril de 2016

 Notícias / Eventos

 

Competição de Robótica

Competição de Robótica

O Instituto Politécnico de Tomar (IPT) foi o cenário escolhido para mais uma competição de Robótica integrada no projeto Escolher Robótica, Escolher Ciência que, no dia 13 de abril, reuniu 6 escolas - Escola Secundária do Entroncamento, Escola Secundária Maria Lamas de Torres Novas, a Escola Secundária de Pombal, Escola Secundária Jácome Ratton, Escola Secundária de Ourém e a Escola Secundária da Sertã e em que participaram um total de 13 equipas.


Este concurso teve como objetivo facultar aos alunos das escolas secundárias conhecimentos sobre robótica, sensores, comunicação de dados e sistemas autónomos de energia. Esta iniciativa é resultado de uma parceria entre o IPT e a Ciência Viva (Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica) para promover a aproximação entre ensino secundário e o ensino superior. Nesse sentido, pretende-se uma interação de informação para que os alunos possam ser motivados para continuarem os seus estudos nas áreas de tecnologia e científicas.

 

José António Ferreira, docente da Escola Jácome Ratton, conta que é o 3º ano que participam e que criaram um projeto que se chama Eu adoro Robótica. Para o docente desta escola de Tomar, “a motivação para os alunos é participarem numa competição e aplicar os conhecimentos que adquiriram ao longo do projeto.” José António Ferreira acredita que ” ter o Politécnico de Tomar perto da nossa escola é uma mais-valia… tem existido muito apoio na formação na área da robótica.”
Patrícia Ferreira e Raquel Ferreira são alunas da Escola Jácome Ratton e são repetentes nestas andanças, em 2015 venceram e em 2016 apresentaram o X-Plorer e conseguiram o 2º lugar. Patrícia conta que a paixão por robótica levou a equipa a participar nesta competição e garante “com orgulho estamos aqui!”

Do Entroncamento, chegam alunos da Escola Secundária que criaram um clube de robótica que tem 2 meses e cujo responsável é o docente Manuel Fernandes. Conta que aproveitaram a competição para aprender e ver a tecnologia que as outras equipas têm. Reiteram que “a ideia é partilhar conhecimentos… é aprender.”


Na edição de 2016, a Competição de Robótica terminou com a vitória do Robot Patrícia da Escola Secundária de Pombal. Em segundo lugar o robot X-Plorer da Escola Secundária Jácome Ratton e em 3º lugar, o robot O António, da Escola Secundária de Pombal.