Instituto Politécnico de Tomar
Newsletter
abril de 2016

 Notícias / Eventos

 

Instituto Politécnico de Tomar celebra Protocolo com Sporting Clube de Tomar

Instituto Politécnico de Tomar celebra Protocolo com Sporting Clube de Tomar

Foi assinado no dia 4 de abril, um protocolo de cooperação entre o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e o Sporting Clube de Tomar (SCT).

Este protocolo que foi celebrado no campus do IPT com o testemunho da Presidente da Câmara de Tomar, tem por finalidade a promoção de diversas iniciativas que contribuam para uma real aproximação entre as duas instituições, nomeadamente, de integração dos estudantes do Instituto Politécnico de Tomar e dos atletas jovens do Sporting Clube de Tomar. Encontra-se prevista a realização de estágios de integração de jovens diplomados do IPT, a organização e realização de seminários, workshops e iniciativas públicas, entre outros projetos.

Para Eugénio de Almeida, Presidente do Instituto Politécnico de Tomar, “sendo o IPT uma Instituição de Ensino Superior pública que privilegia a prática desportiva não nos poderíamos deixar de nos associar ao Sporting Clube de Tomar.” Acrescentou, ainda que “mais do que o objeto e o âmbito que foram apresentados, este acordo irá permitir, ainda: a possibilidade dos atletas do Sporting Clube de Tomar que sejam alunos do Instituto Politécnico de Tomar possam beneficiar de apoios específicos atribuídos pelos Serviços de Ação Social do IPT, quer no valor das propinas, nas refeições na cantina do IPT, quer no alojamento nas nossas residências de estudante. Assim como, a possibilidade dos atletas do Sporting Clube de Tomar que sejam alunos do IPT possam ainda, vir a constituir uma equipa para competir nos campeonatos universitários quer nacionais quer internacionais.

 

O Presidente do Sporting Clube de Tomar, Ivo Santos iniciou o seu discurso afirmando que “o Sporting Clube de Tomar escreve hoje, na concretização formal do presente Protocolo com o Instituto Politécnico de Tomar, um dos momentos mais importantes e marcantes da sua história, já com mais de cem anos.” Aproveitou para realçar três pessoas presentes na sala : Eugénio de Almeida que foi “ desde o momento da nossa 1.ª reunião um exemplo de amabilidade, correção e verticalidade. A sua visão estratégica permitiu-nos chegar a este momento”; Hugo Costa, Vice-Presidente do SCT que “sem a sua vontade, empenho, discussões sobre o tema, mas sobretudo pelo companheirismo, possivelmente não teríamos chegado a este momento” e Anabela Freitas “líder do Município de Tomar. A sua filosofia de parcerias como forma de ultrapassar dificuldades, foi desde o primeiro momento inspiração para muito do trabalho que realizamos”.